ESTÚDIOS POR IP

ESTÚDIOS DE RÁDIO POR IP (AoIP)

Por José Cláudio Barbedo(Formiga)

Uma introdução à história do Áudio por IP

Os estúdios de rádio montados com consoles IP surgiram como desenvolvimento lógico da Tecnologia de Internet (TI), que revolucionou o mundo como um todo.
Tendo enlaçado o mundo na troca de dados através de redes de computadores (Ethernet) que usam o Protocolo de Internet (IP), a tecnologia avançou para o campo das telecomunicações e transformou a telefonia, com as ligações telefônicas sendo digitalizadas e direcionadas por TI, com o uso da tecnologia Voz por IP (VoIP).
O passo seguinte, nas comunicações, foi passar a transmitir áudio e vídeo de excelente qualidade, com a criação outras novas tecnologias: Vídeo por IP, Áudio por IP, Áudio e Vídeo por IP. Todas sempre baseadas na topologia de uma rede Ethernet e com as facilidades e recursos que as redes (LAN, WAN) trouxeram.
Em áudio, a partir de estudos conduzidos na Polônia, com suporte de firmas dos Estados Unidos, firmou-se, para estações de rádio, um padrão, em constante evolução, chamado Áudio por IP - no acrônimo inglês, Áudio over IP (AoIP).
A primeira empresa a lançar produtos AoIP foi a Axia, na NAB 2003, que lançou seu "trademark" LiveWire, e a primeira console que era apenas um “mouse de luxo”, uma “superfície de controle”.

a1

Read More

Planeta do Rádio na Imprensa

 

Markos Kozelinski, director y jefe de ventas

Hace poco más de cinco años, Markos Kozelinski transformó una actividad informal en una empresa exitosa. Brasileño residente en los Estados Unidos, Kozelinski solía ayudar por entonces a varios radiodifusores conocidos con la compra de equipamientos en este último país. Pocos meses después, decidió que esa experiencia podía replicarse a nivel comercial y no solamente como un favor a los amigos. Así nació Planeta do Rádio, una compañía proveedora de equipamientos para radiodifusión, que hoy posee un catálogo virtual de más de mil productos y negocios en Brasil, Chile, Argentina y Angola. Jorge J. Basilago conversó con Kozelinski, hoy director-propietario de la firma en sociedad con Alan Kardec, para conocer mejor la historia y el presente de esta iniciativa.

Radio World: ¿Cómo se gestó la creación de Planeta do Rádio?
Markos Kozelinski:
 Yo fui locutor de FM en Brasil entre 1988 y 2000, donde adquirí un gran conocimiento sobre equipos de radio. En el 2000 me radiqué en Boston, donde trabajé en áreas no relacionadas con la radio durante otros ocho años.
Read More

Aumento de Potência

O QUE É

São projetos que visam a Promoção de Classe no caso das emissoras em Frequência Modulada (FM) e Aumento de Potencia no caso das emissoras de OM - Ondas Médias.

São encaminhados para apreciação do Ministério das Comunicações e da Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, quando uma Permissionária ou Concessionária deseja ampliar sua área de cobertura ou sanar deficiências encontradas, dentro de sua área de cobertura atual.

Devem ser apresentados pela emissora os motivos e a necessidade do aumento de potencia e ser acompanhado de estudo de viabilidade técnica elaborado por Profissional Habilitado demonstrando que a promoção de classe ou o aumento de potencia é viável de acordo com o regulamento técnico do serviço.

Resumidamente na situação proposta a emissora não devera causar interferência em outras emissoras ou serviços de telecomunicações e nem sofrer interferências de outras emissoras ou serviços de telecomunicações.

Read More

Todos os Direitos Reservados. Direitos Autorais 2017 Planeta do Radio.